sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A Jornada da Vida

Você sabia que a única época da nossa vida em que gostamos de ficar velhos é quando somos crianças? Se você tem menos de 10 anos, está tão excitado sobre envelhecer que pensa em frações.

- Quantos anos você tem?
- Tenho quatro e meio!

Você nunca terá trinta e seis e meio. Você tem quatro e meio, indo para cinco! Este é o lance!

Quando chega à adolescência, ninguém mais o segura. Você pula para um número próximo, ou mesmo alguns à frente.

- Qual é sua idade?
- Eu vou fazer 16! - Você pode ter 13, mas (tá ligado?) "vou fazer 16, porra"!


E aí chega o maior dia da sua vida! Você completa 21! Até as palavras soam como uma cerimônia: ESTOU FAZENDO 21! Uhuuuuuuu!

Mas então você 'se torna' 30. Ooooh, que aconteceu agora? Isso faz você soar como leite estragado.

- Ele se tornou azedo. Tivemos que jogá-lo fora. Não tem mais graça agora. É apenas um bolo azedo.

O que está errado? O que mudou?

Você COMPLETA 21, você 'SE TORNA' 30, aí você está 'EMPURRANDO' 40. Putz! Pise no freio, tudo está derrapando! Antes que se dê conta, você CHEGA aos 50 e seus sonhos se foram.

Mas, espere! Você ALCANÇA os 60. Você nem achava que poderia!

Assim, você COMPLETA 21, você 'SE TORNA' 30, 'EMPURRA' os 40, CHEGA aos 50 e ALCANÇA os 60.

Você pegou tanto embalo que BATE nos 70! Depois disso, a coisa é na base do dia-a-dia:

"Estarei BATENDO aí na 4ª.. feira, talvez".

Você entra nos seus 80 e cada dia é um ciclo completo; Você bate no lanche, a noite se torna 18:30; Você alcança o horário de ir para a cama. E não termina aqui. Entrado nos 90, você começa a dar marcha à ré:

"Porra! Eu TINHA exatos 92! O que aconteceu?"

Aí acontece uma coisa estranha. Se Você passa dos 100, Você se torna criança pequena outra vez.

"Eu tenho 100 e meio!"

Que todos vocês que estão lendo cheguem a um saudável 100 e meio!

Quer saber o segredo de como permanecer jovem? Nada complicado. Livre-se de todos os números não-essenciais. Isto inclui idade, peso e altura. Deixe os médicos se preocupar com eles. É para isso que você os paga. Mantenha apenas os amigos alegres. Os ranzinzas, os que só reclamam da vida, só deprimem. Continue aprendendo. Aprenda mais sobre o computador, ofícios, jardinagem, seja o que for, até radio-amadorismo. Nunca deixe o cérebro inativo.

"Uma mente inativa é a oficina do diabo." - Trabalhe, estude! E o nome de família do diabo é ALZHEIMER.

Aprecie as coisas simples. Ria sempre, alto e bom som! Ria até perder o fôlego. Brinque, conte piada, reuna os amigos e familiares, os bem humorados. Lágrimas fazem parte. Suporte, queixe-se e vá adiante. As únicas pessoas que estão conosco a vida inteira somos nós mesmos. Mostre estar vivo enquanto estiver vivo. Cerque-se daquilo que ama, seja família, animais de estimação, coleções, música, plantas, hobbies, seja o que for. Seu lar é seu refúgio. Cuide da sua saúde: se estiver boa, preserve-a. Se estiver instável, melhore-a. Se estiver além do que você possa fazer, peça ajuda. Não se perca em suas culpas. Faça uma viagem ao shopping, até o município mais próximo ou a um país no exterior, mas não para onde você tiver enterrado as suas culpas. Diga às pessoas a quem você ama que você as ama, a cada oportunidade. E lembre-se sempre:

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração.

A jornada da vida não é para se chegar ao túmulo em segurança em um corpo bem preservado, mas sim para se escorregar para dentro meio de lado, totalmente gasto, berrando: " PORRA! QUE VIAGEM FANTÁSTICA!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário