sábado, 9 de julho de 2011

Eufemismos após a morte

Tem certas coisas que dizemos quando alguém morre que ninguém questiona. Coisas sem sentido que dizemos sem pensar com extrema frequência. Agora lhes darei um simples exemplo para vocês perceberem. Depois que alguém morrer, a seguinte conversa aconte muito mais de uma vez:

Dois caras se encontram na rua:

-Hey, sabia que o Ricardo morreu?

- Ricardo? Sério? Mas eu o vi ontem!

- ... É? Não ajudou muito. Morreu mesmo assim. Aparentemente, o fato de tê-lo visto não amenizou o câncer dele. Na verdade, talvez tenha até aumentado sua agressividade. Sabe, você pode ter sido o responsável pela morte do Ricardo. Como vai conseguir viver com essa culpa?

Agora direi mais um exemplo de coisas que dizemos após alguém morrer. Esse geralmente é usado por familiares e amigos mais próximos da familia do falecido:

- Olha, se tiver alguma coisa que eu possa fazer, QUALQUER COISA, por favor, não hesite em pedir.

- ... O que você pode fazer? Uma ressussitação? Está na porra do Novo Testamento, não é?

Ou então você pode dizer pra esse cara:

- Ótimo. Que tal você vir pintar a garagem. Traga seu aspirador de pó porque está cheio de porcarias no andar de cima. Você dirigi um trator? Legal. Tem um monte de entulho pra você remover. Traga sua pick-up. Tenho um monte de coisa pra me livrar.

Eles querem ajudar? Fodam-se! É tudo bléfe. "Não hesite em pedir"... eu fico puto com esses cuzões de merda.

Agora vamos para mais um que dizemos aos parentes:

- Eu irei guardá-lo na minha memória.

Onde? Onde exatamente ele se encaixa em sua memória? Entre "minha bunda sentada nessa cadeira" e "vou comer aquela guarçonete"? Quais são suas prioridades?

Usamos também muitos eufemismo quando falamos da morte. As pessoas dizem coisas como:

- Sabia que perdi meu pai?
- ... Ahhh, ele vai voltar.

Você tem ser otimista com essas pessoas. Dê-lhes alguma esperança:

- Já procurou no boteco da esquina? Ele costumava tomar umas biritas lá. E pegar umas puta.

Agora tem outro eufemismo que dizemos depois da morte de alguém, mas essa envolve... fé. E é aí que eu começo a ter... séééérios problemas.
Isso acontece depois do funeral, do enterro, na volta para a casa. Quando a família e amigos do ente querido vêm comer, beber e se solidariezarem com lebranças do falecido. Cedo ou tarde alguém certamente irá dizer o seguinte:

- Sabe... Eu acho que ele está lá em cima, rindo de nós. E eu acho que ele está feliz.

Agora... em primeiro lugar... não existe "lá em cima", okay? Principalmente de onde as pessoas ficam rindo para os vivos. É poético, comovente e, para pessoas supersticiosas, pode trazer algum conforto, MAS isso não existe. MAS se existisse, se de alguma jeito um morto ficasse em uma forma etérea, eu, particularmente, acredito que estaria mais ocupado com outras atividades celestes do que ficar rindo do "paraiso" para as pessoas vivas. Mas que porra de eternidade é essa?

E por que ninguém diz:

- Eu acho que ele está lá em baixo agora. Rindo de nós.

Aparentemente, nunca ocorre as pessoas que seus entes queridos talvez estejam no inferno. Nesse momento seus pais pode estar no inferno! Seu pai com certeza! Ah, o inferno está cheio de papais. Até mesmo aquele que te levava no futebol, só por ter te surrado de vez enquando... e ter comido a vizinha... e por ter comido o cachorro do vizinho... e, quem sabe, até ter comido o carteiro de seu bairro. Nunca se sabe em quais mistérios seu pai se meteu.

Pais no inferno. Isso me dá uma sensação boa. Avós no inferno. Imaginem isso. Sua vó fazendo bolo, sem precisar de forno.

Se alguém estiver no inferno, eu duvido muito que esteja rindo de nós. Provavemente estaria gritando. E eu acho que está em severa agonia.

As pessoas se recusam a ser realistas. Elas não gostam de ser realistas. Preferem ficar se masturbando. Masturbam entre si, masturbam o chefe, o chefe masturba todos os funcionários. Nesse país todo mundo se masturba! O governo te masturba todos os dias da sua vida. A religião nunca deixa de te masturbar. As grandes corporações ficam de masturbando. É um grande trabalho internacional de masturbação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário