domingo, 26 de junho de 2011

Orgulho de ser negro?

Existem coisas nesse mundo, besteiras, que precisam ser detectadas e alertadas para todas as crianças. Assim, futuramente elas teram o conhecimento de todos os tipos de merdas que iram encontrar pelo caminho.

O melhor coisa a se fazer é dizer que a vida nesse país e no mundo é repleta de merdas e besteiras que precisam ser detectadas e evitadas.

Ninguém me alertou de nada. Ninguém me contou coisas como essas que estão escritas em meu blog ou essa que compartilharei agora. Eu busco descobrir por mim mesmo e, assim como você, espero que acredite e aceite que existem muitas coisas nesse país e no mundo que tenho alguns problemas. Eu questiono essas coisas. E lhes darei mais um exemplo agora: Vejo com bastante frequências as pessoas com adesivos no carro dizendo ter orgulho de ser negro e brasileiro. Aí eu parei e, respeitosamente, disse para mim mesmo:

- Mas que porra é essa? "Orgulho de ser negro"? "Orgulho de ser brasileiro"?

Sabe, eu nunca entendi esse lance de orgulho étnico e nacionalismo orgulhoso. Porque, quando eu estava no início do ensino médio, tinha uma amizade bem próxima de uma garota com quais os pais eram Irlandeses. O pai dela costumava a contar para mim sobre as festas nacionais e dos desfiles oficiais de lá e me mostrou broches que ele tinha trazido com os dizeres "Orgulho de ser Irlandês". Só que lá tem um dia comemorativo chamado Dia de Colombo no qual eles tinham broches escrito "Orgulho de ser Italiano". E depois veio o orgulho negro e porto-riquenho. Por isso nunca entendi essa merda de orgulho étnico e nacionalista.

Eu nunca entendi esse tipo de orgulho porque, pra mim, orgulho deveria ser reservado para as coisas que você conquista ou obtém por si mesmo. Não por algo que aconteceu por acidente ao nascer.

Ser negro ou brasileiro não é uma habilidade. É a porra de um acidente genético!

Você não vê as pessoas dizendo que tem orgulho de ter a Doença de Huntington ou Anemia Falciforme. Orgulho de ter predisposição a câncer de cólon. Então pra que ter a porra de orgulho de ser negro, brasileiro, branco, americano ou qualquer outra coisa?

Mas se você está feliz, tudo bem! Faça isso. Coloque em seu carro:

- "Feliz de ser negro". - "Feliz de ser brasileiro".

Seja feliz. Não orgulhoso. Ogulho precede a queda. Nunca esqueça esse provérbio.

11 comentários:

  1. não consegui entender bem a sua revolta... Mas deu pra ver que vc escreve bem.

    ResponderExcluir
  2. Sou negro. Nunca disse que tenho orgulho disso.. mas tenho!
    Se a nossa sociedade não fosse racista e preconceituosa, as pessoas não diriam isso. E nem diriam ter orgulho por serem brasileiros.
    Eles colocam isso estampado como forma de ''ironização''. Ninguém tem porquê ter orgulho de ser negro, porque o que a mídia diz é que só é bonito quem é branco dos olhos azuis(verdes). Assim como ninguém tem o porquê de ter orgulho de ser brasileiro, já que o nosso país é um dos mais desvantajosos politica, cultural e economicamente.
    Estou SATISFEITO e CONTENTADO por ser as duas coisas.

    Comente no meu blog tbm ;)

    http://izaiasgodinho.blogspot.com

    Abs. e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Bem, a maioria das pessoas não sabem o que orgulho significa, concordo contigo...
    Igual eu sempre digo: Se orgulho fosse coisa boa, não seria pecado x.x

    ResponderExcluir
  4. Tenho sim orgulho de ser NEGRO, por que vocês não sabem ou fás de conta que não existe o recismo todos os dias nas vidas dos negros através de piadas comentários jornais televisão em todos os lugares que frequentamos existi racismo, e eu como um NEGRO sei que sou capaz de fazer tudo que outra raça ou etnia faz, mais mesmo assim hoje no BRASIL ainda insistem cotas para raças em faculdades e em outros lugares também o negro foi livre da escravidão mais ainda não deu o grito de liberdade, o que falta para isso acontecer??? Temos grandes atletas negros, artistas negros, Pelé e negro obama, eu poderia ficar aqui o dia todo citando milhares de negro bem sucedido na vida e que copera para que tenhamos um mundo melhor, mais a sociedade existe em achar que o negro tem que ter seu lugar e uma cata pra frequentar lugares.... Quando tem uma frase em um carro dizendo (orgulho de ser negro ) e ter orgulho de uma raça vitorioso apesar de tanto desprezo......

    ResponderExcluir
  5. Pra mim, orgulho é quando você se sente admirado por algo. Gosto da minha cor e me sinto bem dentro da minha pele. Mas pensando em raça negra, não vejo o porque ter orgulho. Cadê os grandes líderes, cientistas, filósofos, sabe coisas que fazem a gente bater no peito e dizer, é a minha gente! Esse negócio de ter orgulho de ser negro mas parece um slogan de autoestima. Eu quero mais "Obamas" mais pessoas com representatividade, liderança, inteligência, para admirar não simplesmente uma pessoa com a mesma cor de pele que eu. É preciso ir além da cor da pele. Orgulho de ser negro parece coitadismo. Eu quero orgulhar da minha gente, mas pra isso é preciso que tenhamos menos presidiários, menos jogadores de futebol, menos sambistas, menos coitados, mais gente usando o cérebro e mostrando seu valor de verdade.

    ResponderExcluir
  6. Tenho amigos que adoram repetir isso, "tenho orgulho em ser negro", bom pra voces que podem ter esse orgulho e pra mim que sou branco e sofro racismo pois se eu usar uma camiseta escrito "orgulho em ser branco" serei preso e acusado de racismo, eu nao posso ser "feliz" em ser branco e falar isso pra alguem...
    As pessoas acham que só existe racismo contra negros, nos brancos tambem sofremos racismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, deve ser muito difícil pra você ser branco. Você ja foi parado na rua alguma vez pela policia sem ter feito nada? já foi barrado em loja só por ser branco?
      As pessoas não declaram ter orgulho de ser negra por ser feliz, mas para combater esse menosprezo contra negros que existe em nosso país. O Brasil foi o país mais tardio em abolir a escravidão e até hoje o preconceito persiste.
      VocÊ já entrou na USP e reparou o numero de pessoas negras que estudam lá? pouquissimas...
      É muito dificil um negro mudar sua condição de vida já que a maioria foi deixada as margens da sociedade, enquanto a população branca, dominante e modelo de elitismo domina tudo.
      Não me fale em racismo contra branco, pois nunca houve nenhum massacre histórico contra a raça branca, nunca foram escravisados como os negros, exterminados como judeus e indios...

      As pessoas brancas tem mais motivo para sentir vergonha do que orgulho pois muito do que conquistaram foi pisando em outras raças...

      Claro que você não tem culpa disso, e deve se amar pelo que é e ter orgulho de si, mas não me venha falar que sofre racismo, pois isto é ridiculo frente o que outras minorias enfrentam todos os dias....

      Excluir