quinta-feira, 14 de abril de 2011

Eu mando e você obedece


 Você está desempregado. Se sente limitado. Quer arurmar emprego pra conseguir dinheiro e poder sair, comprar meia dúzia de meias e tomar uma na esquina com alguém. Ou seja, quer trabalhar pra se limitar menos. Quer trabalhar pra ter mais liberdade.

Não seja idiota, por favor.

Não existe liberdade pra quem trabalha.

O trabalho faz você acordar a hora que eles querem. Comer a hora que eles querem. Ver seus filhos a hora que eles querem. Namorar a hora que eles querem. Folgar a hora que eles querem. Dormir a hora que eles querem.

Se passa um filme na quarta as 1h00 da manhã e você quer muito assistir. Você vai assistir? Não. Porquê? Porque precisa acordar cedo pra trabalhar no outro dia. Eles não querem que você veja o filme.

Você acorda no domingo com vontade de trabalhar. Pode? Não. Porque eles não querem que você trabalhe no domingo.

Mas na segunda você acorda com vontade de não trabalhar. Você pode não trabalhar? Não. Porque? Porque eles querem que você trabalhe.

Você quer almoçar as 15h00, pois as 12h00 está sem fome. Você pode? Não. Porque? Porque eles querem que você almoce as 12h00.

E se quiser almoçar das 12h00 até as 13h01? Talvez você goste de mastigar bem devagar. Você pode? Claro que não. Eles querem que você almoce das 12h00 até 13h00.

Está calor e você quer usar bermuda? Pode? Claro que não. Eles querem que você use terno. Com gravata.

E se quiser tirar férias no verão? Veja bem, você trabalhou um ano inteirinho sem parar. Almoçou a hora que queriam. Dormiu e acordou a hora que queriam. Folgou o dia que queriam. Então será que pode tirar as SUAS férias no verão? Não. Porque? Porque eles querem que você tire em Maio.

A escola é só um treinamento pro trabalho. Lá você aprende a acordar a hora que querem, comer a hora que querem, fazer o que querem e vestir o que querem. E eles querem todos iguais. Com o mesmo uniforme.

Desde criança você dorme a hora que querem. Acorda a hora que querem. Come a hora que querem. Veste o que querem. Fala o que querem. Descansa quando querem. O que você é? Já sei. Uma pessoa com um bom emprego. Isso não me parece tão bom assim.

Ah, já sei. Você precisa trabalhar pra garantir seu futuro não é mesmo? Então, nos anos que tem ânimo e disposição pra fazer o que você quer, você faz o que os outros querem. Aí quando fica velho e não quer fazer mais nada, se aposenta. Mas como passou a vida toda fazendo o que os outros queriam, fica doente e deprimido. E vai parar numa sala de espera de um hospital. Pra ser atendido a hora que os outros querem.

Amigo desempregado. Aproveite sua liberdade. Acorde a hora que quiser e durma a hora que bem entender. Escolha um dia de sol e na hora do almoço vá num restaurente  de bermuda só pra usar o banheiro. Passe pelos caras de gravatas e esfregue na cara deles que você está com a roupa que quer. Além disso, diga que não vai comer, pois acordou tarde e tomou café a pouco tempo. Não há dinheiro que compre isso

 Aproveite sua liberdade e vá onde quiser, a hora que quiser. Está desempregado e não tem grana pro ônibus? Melhor ainda.Vá andando. Se esperar o ônibus vai ter que esperar ele até a hora que eles querem. E depois vai ter que seguir a rota que eles querem. Andando não. Andando você vai na hora que quiser e por onde bem entender.

Tudo bem, andar cansa. Mas também te mantém em forma. Além do mais esse é um preço a ser pago pela sua liberdade.

Se eu fosse um passarinho ia preferir cansar minhas asas voando atrás de comida, do que ter todo dia as 12h00 um pouco de alpiste que alguém me coloca na gaiola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário